A Arte de Aprender a Fazer Arte

A oficina de arte acontece atende 15 adolescentes e tem por objetivo desenvolver a criatividade e a sensibilidade artística nos alunos que a frequentam. Por isso, nesse primeiro semestre foram realizadas atividades que contemplaram a música, o teatro, as artes visuais e as esculturas. Para tal, as atividades selecionadas não são feitas de qualquer maneira, sem antes apresentar aos adolescentes o contexto da obra ou do movimento artístico abordado, situando a época em que tal modalidade artística foi criada ou disseminada, assim como qual a função que determinados movimentos tiveram na sociedade e na vida das pessoas.

A partir disso, são finalmente aplicadas as atividades onde cada aluno com seu jeitinho particular de compreender a arte dá às composições sejam elas em desenho, pintura, escultura, mosaico ou dramatização, um toque singular de cores, formas, alegria e sentimentos.

Nesse sentido, a oficina de arte não vem só agregar conhecimento teórico e técnico, mas, sobretudo, trabalhar os sentimentos e os valores, além de propiciar o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade. Afinal, a arte está em todos os lugares, e todos podemos fazê-la, mas só a percebemos e a entendemos, se educarmos nossa sensibilidade. Com isso, os adolescentes já estão dando sinais de que estão educando sua percepção, pois a arte ajuda a compreender o mundo a nossa volta. Responsável pelas oficinas: Educadora Marlei Correia

Fotos

Rua Projetada S/N, Vila Nova Esperança, Colônia Vitória, Entre Rios - Guarapuava-PR CEP 85139-400