Transparência | Estatuto

Histórico ABSER e Projeção

Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios (ABSER)

A Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios, conhecida como ABSER, foi fundada em 6 de junho de 1990 como uma entidade civil sem fins lucrativos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, regida por seu estatuto próprio e pela legislação aplicável.

Em 2000, comunidades religiosas, escolas, ABSER, Cooperativa Agrária e voluntários da comunidade, preocupados com os adolescentes em situação de vulnerabilidade social e familiar, iniciaram a organização de um projeto para oferecer orientação e formação para os adolescentes e suas famílias, proporcionando novas perspectivas de vida. As atividades começaram de forma simples, nas garagens de algumas casas, contando com o empenho de pessoas que colaboravam com seu tempo e conhecimento. Em maio de 2001, a ABSER assumiu juridicamente o PROJEÇÃO - Projeto Jovens em Ação, estruturando o trabalho com sede própria e ampliando o atendimento.

Nos 24 anos de trabalho, o Projeção já atendeu quase 10.000 crianças e adolescentes.


Contexto de Atuação

O Projeção atua em uma região com mais de 10.000 moradores, predominantemente agropecuária. Muitos residentes vieram em busca de trabalho em fazendas, reflorestamento e uma cooperativa, mas devido à baixa escolaridade, acabaram no mercado informal, desempregados ou trabalhando por pequenos valores. A área é marcada por grandes contrastes sociais, altos índices de violência, incluindo violência sexual contra crianças e adolescentes, trabalho infantil, violência contra as mulheres, consumo e tráfico de drogas, envolvimento de adolescentes com a criminalidade, defasagem escolar e privação de direitos básicos como saneamento, moradia e segurança alimentar e nutricional.


Público-Alvo

Crianças e adolescentes de 9 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social do distrito de Entre Rios, abrangendo as localidades: Povoado São José, Vila Adegail, Vila Leal, Vila Machado, Vila Lemler, Vila Werner, Vila Nova Esperança, Vila Luiza, Jardim Europa, Jardim América, Reflorestamento, Pinhãozinho, Vila Boqueirão, Comunidade São José, Cadeado, Colônia Samambaia, Colônia Jordãozinho, Colônia Vitória, Colônia Cachoeira e Colônia Socorro, Assentamento Nova Geração e Comunidade Quilombola Paiol de Telhas.


Objetivos


Objetivo Geral:

Proporcionar um espaço de convivência e um ambiente sadio para crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo a construção do conhecimento, orientação, e prevenção ao envolvimento em situações de risco, por meio de trabalho com grupos, oficinas socioeducativas e acompanhamento familiar.


Objetivos Específicos:

  • Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes, fortalecendo vínculos familiares e sociais.
  • Assegurar espaços de referência para convívio grupal, comunitário e social, desenvolvendo relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.
  • Ampliar o universo informacional, artístico e cultural dos jovens, estimulando o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos, promovendo sua formação cidadã.
  • Propiciar vivências para alcançar autonomia e protagonismo social.
  • Estimular a participação na vida pública e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo.
  • Reconhecer o trabalho e a educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas.
  • Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

Funcionamento das Atividades

O Projeção atende cerca de 400 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, divididos por faixa etária, por meio do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados de manhã. As crianças e adolescentes frequentam o Projeção no turno oposto ao da escola. As atividades acontecem de janeiro a dezembro, com colônias de férias duas vezes ao ano, oferecendo atividades especiais à tarde. As crianças e adolescentes atendidos recebem refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche da tarde).


Trabalho com Famílias e Comunidade

Além do trabalho com as crianças, o Projeção realiza atividades sociais com suas famílias, como:

  • Encontros bimestrais para pais, mães e responsáveis, com palestras de profissionais ou convidados das áreas de psicologia, serviço social, nutrição e pedagogia, visando fortalecer a família na proteção e prevenção a situações de risco.
  • Grupos semanais para mulheres (Empoderah), destinados às mães e avós das crianças e adolescentes atendidos. O objetivo é fortalecer as mulheres, elevar sua autoestima, promover autoconhecimento e estimular a criatividade, com encontros semanais para discutir temas diversos, realizar dinâmicas e confeccionar artesanatos.
  • Visitas domiciliares, atendimentos individuais, orientações e encaminhamentos para outros serviços, fortalecidos pela articulação com serviços de educação, saúde e assistência social.
  • Coordenação da Rede Local de Proteção a Crianças e Adolescentes do distrito de Entre Rios, organizando reuniões mensais com serviços de educação, saúde e assistência social para discutir casos em comum, planejar ações e traçar estratégias para enfrentar desafios e violações de direitos no território. As reuniões ocorrem na segunda segunda-feira de cada mês pela manhã.
  • Prevenção à violência contra crianças e adolescentes por meio de ações anuais junto a escolas, colégios e comunidade.

 

O Projeção é de fundamental importância para a comunidade de Entre Rios. Ele proporciona um espaço seguro e educativo para crianças e adolescentes, promove o fortalecimento das famílias e contribui para o desenvolvimento social e cultural da região. Com ações voltadas para a prevenção de situações de risco e a promoção de direitos básicos, o Projeção desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade de vida e na construção de um futuro melhor para todos os envolvidos.




Diretoria ABSER

PRESIDENTE - Hildegardt Victoria Reinhofer
VICE PRESIDENTE – Clara Milla Fassbinder
PRIMEIRA SECRETÁRIA – Christina Zehr
SEGUNDA SECRETÁRIA – Margrit Lauersdorf Abt
PRIMEIRA TESOUREIRA – Regina Keller
SEGUNDA TESOUREIRA – Monica Fernandes



Conselho Fiscal

Membros Titulares:
Elisandra Uhry Voges Milla
Catarina Stoetzer
Ilse Klein

Membros suplentes:
Erika Kiefer de Sequeira
Ilse Becker
Bernardete Scherer

Rua Pedro Lustosa de Siqueira Netto, 707 - Vila Nova Esperança, Colônia Vitória, Entre Rios - Guarapuava-PR CEP 85139-400