Transparência | Estatuto

Histórico ABSER e Projeção

A Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios, conhecida também como ABSER, foi fundada em 06 de junho de 1990, como entidade de natureza civil sem fins lucrativos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, regendo-se por estatuto próprio e pela legislação aplicável.

No ano de 2000, comunidades religiosas, escolas, ABSER, Cooperativa Agrária e pessoas voluntárias da comunidade, preocupadas com os adolescentes em situação de vulnerabilidade social e familiar, iniciaram a organização e viabilização de um projeto que oportunizasse orientação e formação para os adolescentes e suas famílias, dando-lhes novas perspectivas de vida. As atividades iniciaram de forma simples, nas garagens de algumas casas, contando com o empenho de pessoas que colaboravam com seu tempo e conhecimento para as atividades. Em maio de 2001, a ABSER assumiu juridicamente o PROJEÇÃO - Projeto Jovens em Ação, estruturou o trabalho construindo sede própria e ampliando o atendimento.

Passaram pelo Projeção, nestes 19 anos de trabalho, mais de 5.000 crianças e adolescentes.

O Projeção atua num contexto de mais de 10.000 moradores. A região de atuação do projeto tem predominância na atividade agropecuária e muitos dos residentes da comunidade vieram em busca de trabalho nas fazendas, no reflorestamento e em uma cooperativa, mas pela baixa escolaridade acabaram permanecendo no mercado informal, desempregados, trabalhando por dia por pequenos valores. A realidade em que o Projeção atua, é marcada por grandes contrates sociais. A comunidade onde o Projeção atua tem altos índices de violência em todas as suas formas, mas, principalmente violência sexual contra crianças e adolescentes, trabalho infantil e violência contra as mulheres, além de outras situações de risco como consumo e tráfico de drogas, envolvimento de adolescentes com a criminalidade, defasagem escolar. Também fazem parte deste contexto a privação de direitos básicos como saneamento básico, moradia e segurança alimentar e nutricional.

Público-alvo:

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de 09 a 17 anos do distrito de Entre Rios, abrangendo as localidades: Povoado São José, Vila Adegail, Vila Leal, Vila Machado, Vila Lemler, Vila Werner, Vila Nova Esperança, Vila Luiza, Jardim Europa, Jardim América, Reflorestamento, Pinhãozinho, Vila Boqueirão, Comunidade São José, Cadeado, Colônia Samambaia, Colônia Jordãozinho, Colônia Vitória, Colônia Cachoeira e Colônia Socorro, Assentamento Nova Geração, Comunidade Quilombola Paiol de Telhas.

 

Objetivos:

Objetivo geral

Proporcionar para crianças, adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade social um espaço de convivência e um ambiente sadio, de construção do conhecimento, de orientação, de prevenção ao envolvimento em situações de risco, a partir de uma relação de confiança, por meio do trabalho com grupos, oficinas socioeducativas e acompanhamento familiar. 

Objetivos Específicos

- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes, e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;

- Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;

- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a 

compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;

- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;

- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

 

Descrição breve do funcionamento de nossas atividades:

O Projeção atende atualmente cerca 310 crianças e adolescentes de 09 à 17 anos em situação de vulnerabilidade social do distrito de Entre Rios, divididos por faixa etária, por meio do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

O atendimento acontece de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, sendo que os atendidos frequentam o Projeção no turno em que não estão na escola. As atividades acontecem de janeiro à dezembro, sendo que duas vezes ao ano, no período das férias escolares, o atendimento ocorre por meio de colônia de férias, com atividades especiais no período da tarde.

As crianças e adolescentes atendidos recebem diariamente as refeições do café da manhã, almoço e lanche da tarde.

 

Trabalho com famílias e comunidade

 

Além do trabalho com as crianças, o Projeção também realiza um trabalho social com suas famílias, como:

- Os encontros mensais para pais, mães e responsáveis que reúnem cerca de 60 pais por reunião e contam com palestras de profissionais da equipe ou convidados das áreas de psicologia, serviço social, nutrição e pedagogia, visando o fortalecimento da família no cumprimento de suas funções de proteção e prevenção a situações de risco.

- Dois grupos semanais para mulheres: são executados semanalmente o Florescer, destinado às mães e avós de crianças e adolescentes atendidos na entidade, e o grupo de mulheres no Povoado São José. Ambos têm como objetivo o fortalecimento das mulheres, a elevação de sua autoestima, promoção do autoconhecimento e estimular a criatividade. As atividades foram desenvolvidas com encontros semanais de 02 horas de duração, onde são discutidos temas diversos, são realizadas dinâmicas e confecção de artesanatos.

- Visitas domiciliares, atendimentos individuais, orientações, encaminhamentos para outros serviços. Esse trabalho é fortalecido pela articulação que a equipe técnica possui com outros serviços da área da educação, saúde e assistência social.

- O Projeção coordena a Rede local de Proteção a Crianças e Adolescentes do distrito de Entre Rios: 

organiza mensalmente reuniões com outros serviços da área da educação, saúde e assistência social, que atuam na área da criança e do adolescente no distrito, para discutir casos em comum, planejar ações e traçar estratégias para o enfrentamento conjunto dos desafios e violações de direitos presentes no território. As reuniões acontecem na última terça-feira de cada mês no período da manhã.

- Também atuamos na prevenção à violência contra crianças e adolescentes por meio de ações anuais junto a escolas, colégios e comunidade.

 

 

Diretoria ABSER

Presidente:  Hildergart Victoria Reinhofer  hilde@reinhofer.com.br
Vice-presidente: Hildergart Abt nor_hi@hotmail.com
Tesoureira: Regina Keller regina@donau.com.br
Vice tesoureira: Rosa Karolina Becker rosalinabecker@hotmai.com
Secretária: Elisandra Uhry Voges Milla  danda@donau.com.br
Vice Secretária: Christina Zehr cristinazehr@donau.com.br

Rua Pedro Lustosa de Siqueira Netto, 707 - Vila Nova Esperança, Colônia Vitória, Entre Rios - Guarapuava-PR CEP 85139-400