12 Congresso Nacional e 4 Congresso Internacional de Amor-Exigente

Participação no 12 Congresso Nacional e 4 Congresso Internacional de Amor-Exigente

Nos dias 16,17,18 e 19 de julho as colaboradoras: Cristiane Zuber, Janaína Costa Bonifácio, Karina R. D. Stoetzer, Marlei Correa e Méris Gutjahr participaram do 12 Congresso Nacional e 4 Congresso Internacional do Amor-Exigente.

 

O objetivo era conhecer o programa e buscar novos meios de abordar o tema: uso e abuso de drogas com nossos adolescentes.

 

"O Amor-Exigente (AE) é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família. Há 30 anos o movimento atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, co-dependentes, educadores e dependentes em recuperação".

(...) "o programa estendeu-se também ao trabalho com prevenção, passando a atuar como um instrumento de educação formal e proteção social, pois desestimular a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, álcool e de outras drogas, assim como lutar contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas são também propostas ao AE".

 

A psicóloga Karina comenta: "nossa preocupação com o bem-estar e pleno desenvolvimento dos nossos jovens aumenta a cada dia. Infelizmente sabemos que a facilidade do acesso às drogas, tanto lícitas como ilícitas,  é  um problema latente em nossa comunidade. Queremos, em parceria com familiares e com os próprios adolescentes, oferecer informações e fortalecê-los para que não se percam no caminho das drogas".

 

O congresso contou com a participação de diversos profissionais renomados na área de dependência química. Pudemos absorver novos conhecimentos e criar novas alternativas de trabalho. 

 

Abaixe segue a programação do evento:

 

16/07 - Quinta-feira:

19h00 - Cerimônia de abertura

 

             17/07 - Sexta-feira

07h30 - Credenciamento


08h15 - Palestra: Construção da Visão de Mundo na Criança - Dr. Amadeu Roselli Cruz (MG) - Especialista em programas de prevenção do abuso de drogas

 

09h20 - Palestra: Identidade de Filho, Aluno e Cidadão - Liane Jesus Teixeira Castrillon - Voluntária da FEAE (SP)

 

 

10h50 - Palestra: Programa Qualidade de Vida Amor-Exigente Escola - Dra. Bernadete Maciel - Voluntária da FEAE (SP)

 

11h50 - Apresentação das Delegações

 

14h00 - Palestra: Vencendo limites e Desenvolvendo Competências - Carlos Cesar Arcolino - Coordenador da equipe do Programa "Quem ama cuida", da Nova TV de Franca (SP)

 

15h40 - Mesa redonda: Aspectos jurídicos da Dependência Química: Ações Transformadoras

- Projeto Semear - Dra. Cristina Corso Ruaro - Promotora de Justiça

- Justiça Terapêutica - Dr. Mário Sérgio Sobrinho - Procurador Público

- Um Olhar do Ministério Público/PR – Dr. Marco Antonio Teixeira - Procurador de Justiça

- Coordenadora da mesa: Profa. Dra. Aracy Asinelli da Luz - Doutora em educação e prevenção

 

16h40 - Palestra: Impasses e Desafios do Amor-Exigente - Como enfrentá-los? Mara Silvia Carvalho de Menezes - Voluntária da FEAE (SP)

 

17h50 - Palestra: Relacionamentos Saudáveis - Dra. Cleuza Canan - Psicóloga, especialista em dependência química (PR)

 

19h00 - Apresentação cultural

 

 

 

18/07 - Sábado

 

08h15 - Palestra: Neurobiologia da Adição - Dra. Roseli B. Lacerda - Doutora em farmacologia da UFPR (PR)


09h20 - Palestra: Dependência Química e Comorbidades - Dr. Luiz Renato Carazzai - Médico psiquiatra, especialista em dependência química (PR) 


10h50 - Palestra: Técnicas de Abstinência e Prevenção a Recaídas - Ricardo Zavarello - Voluntário Amor-Exigente de Rio Claro (SP)   


12h00 - Depoimentos


13h45 - Apresentação cultural


14h00 - Palestra: Relações Parentais e Desenvolvimento Saudável - Dra. Lídia Weber - Psicóloga, doutora em Psicologia com pós-doutorado em Desenvolvimento Familiar - UFPR (PR)


15h10 - Mesa Redonda: Adolescência e seus desafios

- Dr. Maurício Wisniewki (PR) - Psicólogo Clinico - Dr. em Educação Pela UFPR 

- Dr. Fábio Brandão (PR) - Juiz de Direito da Vara de Adolescentes em Conflito com  a Lei

- Mediadora da mesa - Dra. Aracy Asinelli da Luz - Dra. em Educação e Prevenção - UFPR


16h40 - Palestra Internacional - Regulacion Del  Mercado  Del  Canabis -  Dra. Rosa Flora González González – (Montevideo/Uruguai) - Maestría en Terapia Familiar Sistémica  


17h45 - Palestra: O papel da Família, da Sociedade e do Governo na Dependência Química - Dr. Ronaldo Laranjeira - Médico psquiatra, especialista em dependência química (SP)

 

19h00 - Palestra: Legislação e Política Nacional sobre Drogas - Dr. Robson Robin da Silva – Coordenador Geral de Planejamento e Avaliação da SENAD/DF – Ministério da Justiça.

 

19/07 - Domingo

 

08h15 - Palestra: O Cuidado Transforma - Dr. Mário Sérgio Cortella - Filósofo, Teólogo e Antropólogo (SP)


10h15 - Pronunciamento do Presidente da FEAE – leitura da Carta do Paraná e apresentação da cidade sede do congresso 2017 e encerramento do congresso


11h00 - Solenidade Pluralista

Fotos

Rua Pedro Lustosa de Siqueira Netto, 707 - Vila Nova Esperança, Colônia Vitória, Entre Rios - Guarapuava-PR CEP 85139-400