PROJEÇÃO PROMOVE

O mês de maio é escolhido pelo Projeção como mês de várias atividades de combate a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Entre elas está a caminhada que será realizada no dia 15 e a blitz que ainda não tem data definida.

A proposta é destacar o mês de maio para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

Queremos convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

Há inúmeros de casos de violência sexual registrados no distrito de Entre Rios, no entanto, no contato diário com as crianças e os adolescentes percebemos que a questão é preocupante.  Como é um assunto pouco abordado, muitos nem se dão conta de que são vítimas e de que o que acontece não é normal. Outros por sua vez, tem consciência, mas não tem coragem para denunciar porque são ameaçados, por vergonha, porque não são ajudados, etc.

A III Caminhada pelo fim da Violência Sexual contra crianças e adolescentes, será realizada na Colônia Vitória no dia 15 de maio, com saída do Projeção às 9h passando em frente o Colégio Estadual D. Pedro l até a Praça Nova Pátria. Lá será realizado um abraço simbólico em favor das vítimas de exploração sexual. O objetivo é chamar a atenção da comunidade local para o problema e informar sobre a necessidade de denunciar os casos.

Nesse “mês de MAIO” FAÇAMOS BONITO na luta pelos direitos de crianças e adolescentes.

 

 

Rua Projetada S/N, Vila Nova Esperança, Colônia Vitória, Entre Rios - Guarapuava-PR CEP 85139-400